Dr. Rogério Fraga
CRM - PR: 16625

Urologia



Cistite Recorrente: Inimiga número 1 da qualidade de Vida da mulher!

Mas afinal, por que a cistite incomoda tanto? Por que consideramos dano à Saúde e Qualidade de Vida a ocorrência de cistites de repetição.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Qualidade de vida é definida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto e da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (WHOQOL GROUP, 1994). É um conceito bastante amplo, e denota que pessoas com visões de mundo diferentes, frente a um mesmo problema, podem ter reações diferentes. Na mesma instituição temos a definição de saúde como o completo bem estar, físico, mental e social, não apenas a ausência de doenças.

Por isso, entendemos como importante apresentar alguns comentários sobre este tema.

A ocorrência da cistite, além dos aspectos clínicos já descritos neste site, muda o curso de um final de semana de férias; muda o comportamento durante uma semana de muitos compromissos , muda a dinâmica do relacionamento do casal, muda até mesmo a escolha dos locais a serem visitados.

Desta forma, uma doença recorrente, inoportuna e indesejável torna-se uma grande vilã e deteriora a qualidade de vida.

A mulher com ITU de repetição,inicialmente, sente-se tolhida da liberdade de ir e vir, para onde e quando queira. A recorrência do problema demonstra que algo precisa ser feito. Tentando preservar sua qualidade de vida, as pacientes reagem contra ou a favor às terapias e estratégias apresentadas pelo médico.

Podem ocorrer sentimentos de negação do problema até que a condição seja superada. Em linhas gerais, passar rapidamente para a fase de aceitação ajuda a alcançar mais rapidamente os resultados terapêuticos.

Quando falamos em buscar Qualidade de Vida e Saúde, em quais quesitos podemos trabalhar.

Poderíamos estimular a mudança da percepção que um indivíduo tem sobre si mesmo e sua posição em seu contexto? Poderíamos estimular uma paciente a compreender que a busca por seu bem estar completo é algo possível?

Estes são os desafios enfrentados pela equipe médica e pelas pacientes com Cistite de Repetição.

Para atingir os resultados esperados, muitas vezes é necessário repensar e reformular muitos hábitos estabelecidos há décadas. Estas mudanças podem afetar fatores culturais e muitas vezes, enfrentar certos conflitos ideológicos poderá ser necessário.

Modificar objetivos, expectativas, padrões e preocupações pode ser uma maneira de melhorar a Qualidade de Vida.


Veja Também
Cistite Recorrente: Inimiga número 1 da qualidade de Vida da mulher!
Dr. Rogério Fraga
PR
Cistite Recorrente é uma DST?
Dr. Rogério Fraga
PR
Cistite Recorrente
Dr Rogério Tadeu Felizi
Santo André SP
Cistite Recorrente
Dr.Waldemy B. de Carvalho
Recife PE
Cistite: Uma eterna batalha
Dr. Marcelo Silva Watanabe
Santo André SP
Pacientes com infecção urinária recorrentes apresentam um comprometimento importante da qualidade de vida.
Dra. Miriam Dambros
São Paulo SP
Os sintomas de infecção urinária atrapalham a qualidade de vida
Dra. Sylvia Faria Marzano
São Caetano do Sul SP